Cantinho dos Games

"Olá pessoal,lembre-se de sempre compartilhar tudo que envolve games neste blog"

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

24 milhões de brasileiros usam jogos em dispositivos móveis, aponta pesquisa

Existem hoje no Brasil 24 milhões de jogadores de games em dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets). Juntos, eles gastarão US$ 180 milhões este ano com games móveis através de downloads e de aquisições por dentro de aplicativos, chamadas de compras "in app". Isso sem falar na receita gerada por publicidade móvel, não computada nessa projeção. Os dados são de uma pesquisa mundial realizada pela Newzoo e apresentada durante a abertura do evento Brasil Game Show, nesta quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro. "Já temos mais gente jogando games em celulares no Brasil que na Alemanha, onde são 22,2 milhões", disse Ronaldo Bastos, executivo da Atrativa que apresentou o estudo.

Foram entrevistadas 20 mil pessoas ao redor do mundo, sendo 1,6 mil no Brasil. A pesquisa se restringiu a indivíduos entre 10 e 66 anos que acessam a Internet. No Brasil, calcula-se que haja 46 milhões de internautas. Desse total, 35 milhões costumam brincar com jogos eletrônicos, afirma a pesquisa. Ou seja, a maioria das pessoas que usam a Internet no Brasil utiliza algum tipo de jogo eletrônico. "Quem não joga é minoria. O Brasil já é o quarto maior mercado de games do mundo. Com a crise na Europa, logo será o segundo", afirmou Bastos. E engana-se quem pensa que jogos são um entretenimento exclusivamente masculino. Embora ainda haja uma diferença a favor dos homens, o uso entre mulheres cresce rapidamente. Segundo a pesquisa, 83% dos internautas homens do Brasil jogam. Entre mulheres, o percentual é de 69%.

Os games foram divididos em sete categorias de acordo com a plataforma ou tipo: casuais; social games (aqueles jogados em redes sociais, como Facebook e Orkut); mobile games; MMOs (massive multiplayer online games); jogos adquiridos via download para PC ou Mac; jogos adquiridos em formato de CD ou DVD para PC ou Mac; e jogos de console. Em média, o jogador brasileiro usa 4,6 plataformas diferentes. A categoria com maior número de usuários no País é a de jogos casuais (26,4 milhões), seguida de social games (24,1 milhões) e mobile games (24 milhões). O menor público é o de jogos para consoles (18,9 milhões). Um dado importante: dos 35 milhões de internautas jogadores brasileiros, 94% têm celular.

O tempo gasto por semana com jogos eletrônicos por internautas no Brasil, em média, é de 10,7 horas, aponta a pesquisa. É mais do que o gasto com rádio (4 horas), TV (5,5 horas) ou mídia impressa (1,8 horas). Os jogos perdem apenas para a própria Internet (11,3 horas), mas é preciso lembrar que parte desse tempo gasto navegando na rede é também usado para jogos.

Receita:

Outro dado relevante: do universo de jogadores brasileiros, 47%, ou 16,5 milhões, gastam dinheiro com games eletrônicos. A estimativa da Newzoo é de que o mercado brasileiro de jogos eletrônicos movimentará este ano US$ 2 bilhões, divididos da seguinte forma: jogos de console (US$ 380 milhões); MMOs (US$ 320 milhões); social games (US$ 300 milhões); jogos baixados para PC ou Mac (US$ 300 milhões); jogos no formato de CD ou DVD para PC ou Mac (US$ 300 milhões); jogos casuais (US$ 220 milhões); mobile games (US$ 180 milhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário